RK SP (19/07/2017)

Morador de rua é encontrado morto na tarde mais fria dos últimos 4 anos em SP

Homem foi encontrado em Pinheiros e não tinha sinais de violência.

Do G1

Um morador de rua foi encontrado morto na tarde desta terça-feira (18), considerada a mais fria dos últimos quatro anos, em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo. O corpo foi enviado ao Instituto Médico Legal (IML) sem sinais de violência e não há confirmação da causa da morte.
A capital paulista registrou a tarde mais fria desde 2013 com 10,2ºC no Mirante de Santana, Zona Norte, na terça-feira, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), da Prefeitura de São Paulo, a temperatura média da cidade foi de 9,3º. Nos últimos anos, a temperatura só não foi mais baixa do que a registrada na tarde de 24 de julho de 2013, com 8,6ºC.
Assim como na maior parte do país, à noite, a temperatura caiu ainda mais, chegando a 8,3ºC. Em algumas regiões, a sensação térmica chegou a zero grau, em razão do vento.
A Polícia Militar recebeu pelo telefone 190 a informação de que um corpo estava sobre a calçada do cruzamento entre a Rua Teodoro Sampaio e a Avenida Doutor Arnaldo. Quando chegaram ao local, por volta das 16h30, ele não tinha sinais de violência, o que indica que pode ter sido vítima do frio que chegou à cidade na madrugada de terça. De acordo com a PM, o solicitante informou que o morador de rua estava imóvel no local desde às 6h, quando a temperatura estava em 13ºC, segundo o CGE.
Segundo a última pesquisa da Prefeitura e Fundação Fipe, de 2015, a cidade tem quase 16 mil moradores de rua. O prefeito João Doria afirma que o número chega atualmente a 25 mil. A Prefeitura afirma que oferece 11.800 vagas de acolhimento na cidade. Os abrigos registraram filas na terça-feira. As abordagens foram intensificadas pelas equipes de Assistência e Desenvolvimento Social durante o frio, segundo a prefeitura.
Cerca de mil cobertores seriam entregues nesta madrugada (19) às pessoas em situação de rua. A medida faz parte da Operação Baixas Temperaturas e ocorre paralelamente às abordagens da assistência social com a finalidade de encaminhar estas pessoas aos equipamentos municipais. A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social apontou a região central como prioritária por conta da demanda.
O prefeito João Doria afirmou no Twitter nesta quarta que a prefeitura está empenhada "em salvar vidas e amenizar o sofrimento das pessoas em vulnerabilidade nas ruas com o Programa Emergencial de Inverno". A prefeitura divulgou nota dizendo lamentar o falecimento e que aguarda o laudo técnico do IML, que atestará a causa da morte.

Frio permanece

O frio permanece nesta quarta-feira (19) na capital paulista. As 31 estações do Centro de Gerenciamento de Emergências, da Prefeitura de São Paulo, registraram temperatura média de 9ºC. Em alguns bairros, a temperatura foi de 7ºC, casos de Parelheiros, Capela do Socorro e Jabaquara, na Zona Sul.
Segundo o Inmet, a máxima prevista para esta quarta é de 15ºC. Na quinta-feira (20), o frio perde força.

Número de mortes no trânsito de SP sobe 24% em junho

Quantidade de óbitos no mês subiu de 67, em 2016, para 83, em 2017. Dados são do governo estadual, com base nos boletins de ocorrência registrados nos períodos.

Do G1

O número de mortes no trânsito da cidade de São Paulo cresceu 23,8% no último mês de junho, na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento do Infosiga, banco de dados do governo estadual. Enquanto em 2016 foram registrados 67 óbitos, em 2017 a quantidade subiu para 83.
Segundo o balanço, a grande maioria dos mortos em ruas e avenidas de São Paulo no mês passado é composta por homens. Foram 70 vítimas do sexo masculino contra apenas 13 do feminino. Mais de 30% das vítimas que tiveram a idade revelada tinham entre 18 e 29 anos.
Os dados disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública com base em boletins de ocorrência também apontam que a maior parte dos acidentes com vítimas fatais aconteceu durante o período noturno: 54% das mortes ocorreram depois das 18h.
Assim como registrado pelo Infosiga em todos os meses do ano até aqui, os pedestres foram as principais vítimas do trânsito na capital paulista em junho. Ao menos 32 pessoas morreram durante deslocamentos a pé pela cidade. Ou seja, quase 40% do total de óbitos.
Os motociclistas aparecem logo em seguida na lista dos mais vulneráveis: foram 31 óbitos no último mês. O índice representa uma alta de 55% em relação ao registrado no mesmo período de 2016. Outro meio de locomoção de duas rodas, a bicicleta, teve quatro vítimas fatais em junho – quatro vezes o computado nos 30 dias do ano passado.

Já o número de mortes envolvendo ocupantes de automóveis caiu de 12 para 8 na comparação entre junho de 2016 e 2017. Pelo menos três dos 83 mortos restantes estavam a bordo de um ônibus, e um deles dirigia um caminhão. Algumas ocorrências não tiveram o tipo ou meio de locomoção da vítima especificados pelo Infosiga.
 Com a alta de quase 24% registrada neste mês, a quantidade de mortes no trânsito paulistano passa a apresentar alta no acumulado do ano. No primeiro semestre de 2017, foram 482 óbitos frente a 476 ocorridos nos seis primeiros meses de 2016.

Policial de folga mata um e fere outro em tentativa de assalto na Zona Oeste de SP

Segundo PM, dupla foi baleada por subtenente da corporação na região do Butantã.

Do G1

Um criminoso foi morto e outro ficou ferido durante uma tentativa de assalto a um policial militar à paisana no Butantã, Zona Oeste de São Paulo, na noite desta terça-feira (19). As informações são da própria Polícia Militar (PM).
O caso ocorreu por volta das 19h30, na Rua MMDC, uma das vias de acesso à Rodovia Raposo Tavares. O PM, um subtenente da corporação, estava com familiares em um carro quando foi abordado por dois homens que se aproximaram em uma motocicleta.
Segundo a polícia, a dupla anunciou o assalto e o militar chegou a entregar seus pertences. Ele, no entanto, aproveitou um momento de distração dos bandidos, conseguiu sacar sua pistola e deu voz de prisão aos assaltantes.
Ainda de acordo com informações da PM, os criminosos não quiseram se render, mas antes que pudessem reagir e atirar foram baleados pelo agente. O subtenente fez ao menos quatro disparos na direção da dupla.
Um dos bandidos foi atingido na região do pescoço e morreu no local, antes da chegada do resgate. O outro acabou ferido na virilha e na nádega e foi socorrido ao pronto-socorro do Hospital Universitário.
O policial e os familiares que o acompanhavam não ficaram feridos. Por envolver um PM, o caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Uma pistola 9mm e um simulacro (arma falsa) foram apreendidos no local do crime.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RK SP (28/07/2017)

RK SP (25/07/2017)

RK SP (01/08/2017)